Skip to main content

Se você deseja criar uma estratégia de marketing digital eficiente, que gere bons resultados para o seu negócio, uma das coisas que precisa saber é como utilizar e-mail marketing, redes sociais e site de maneira integrada. 

Essas ferramentas de marketing são extremamente uteis para qualquer negócio, principalmente no que se refere a captação de clientes.

Só para ter uma ideia, uma pesquisa da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) revelou, por exemplo, que cerca de 97% dos internautas pesquisam pela web antes de comprar por lojas físicas.  


O que tudo isso quer dizer? 

Bom, todos esses dados só mostram o potencial que os recursos de marketing digital apresentam sobre o poder de decisão do consumidor.

E se usadas de forma integrada, essas ferramentas conseguem levar mais versatilidade ao seu negócio, permitindo que você fortaleça sua marca e se consolide no mercado. 

Mas, se você ainda possui dúvidas sobre a importância de usar o email marketing, site e redes sociais de forma integrada. Ou como fazer isso dar certo no seu empreendimento, continue lendo esse post. E fique por dentro de tudo sobre o assunto!

Por que utilizar e-mail marketing, site e redes sociais de maneira integrada?

Redes Sociais

Redes Sociais e E-mail Marketing

Muitas pessoas não compreendem a importância de trabalhar com os recursos de marketing digital de forma integrada.

Contudo, ao fazer essa integração, centralizando tudo em um único lugar, fica muito mais fácil lidar com suas estratégias de marketing. Indicadores de desempenho, ferramentas de criação de campanhas, listas e tudo o que é necessário para garantir mais resultados para o negócio.

Outra vantagem desse processo é que você consegue atingir diferentes tipos de públicos. Nem sempre quem confere a newsletter no e-mail, acessa frequentemente as redes sociais. Ao mesmo tempo, tem todos os seguidores do Facebook e do Instagram ficam de olho no seu blog. 

Ao integrar todas essas plataformas você cria uma espécie de ecossistema. E é por meio dessa rede totalmente interligada que é possível manter o público sempre em torno da marca. 

Por exemplo, você pode colocar botões de compartilhamento nas redes sociais, nas newsletters enviadas. Dessa forma, é possível aumentar ainda mais o alcance dessas mensagens, e ainda atrair mais leads para a lista. 

Como utilizar e-mail marketing, redes sociais e site de forma integrada

Para te ajudar a conseguir integrar todas essas ferramentas de maneira mais ágil, garantindo os melhores resultados, nós separamos algumas dicas de como utilizar e-mail marketing, redes sociais e site de maneira integrada. Confira! 

  • Integre as fotos do Instagram no site 

Para incentivar que a audiência do site também conheça as redes sociais, uma diga é integrar as fotos do Instagram a página. Dessa forma, sempre que houver alguma atualização no feed, ela irá aparecer no site/blog. 

Essa integração pode ser feita por meio de um widget que é super simples de instalar.

Além de tornar o layout da sua página mais dinâmico, você também irá incentivar que os usuários conheçam o perfil no Instagram e passem a segui-los. 

  • Login social 

Essa é uma dica ideal para quem trabalha com e-commerce, ou oferece conteúdos exclusivos para usuários cadastrados. A grande maioria das pessoas não gosta de gastar tempo fazendo cadastros. 

Inclusive, muitos usuários até mesmo desistem de uma compra ou de um conteúdo específico por conta de formulários extensos ou processos complexos. 

Por isso, o ideal é permitir que as pessoas façam o login através de contas já existentes. Seja Twitter, Facebook ou até mesmo o próprio Gmail. 

Além de otimizar a criação de listas e mailings que posteriormente poderão ser usados em campanhas, você ainda terá acesso a uma série de dados importantes sobre o perfil dos usuários, justamente por conta das informações fornecidas. 

  • Tenha uma ferramenta de gestão para ficar de olho nas métricas

Quando falamos sobre como utilizar e-mail marketing, redes sociais e site de maneira integrada, um dos pontos importantes é ficar de olho nos indicadores de desempenho.  Isso porque, é através dessas métricas que será possível analisar  o desempenho de suas ações.

Além disso, é preciso levar em conta que ao centralizar todas as operações em um único lugar, toda a questão operacional também é otimizada. Você consegue até mesmo comparar dados de forma mais eficiente, para atualizar sua estratégia de marketing. 

E existem várias ferramentas de métricas que podem ser usadas tanto no e-mail como nas redes sociais. O Google Analytics, por exemplo, pode ser uma excelente alternativa para acompanhar páginas, lojas e sites de modo geral. 

  • Botões de compartilhamento no e-mail marketing 

Outra excelente forma de promover a integração entre esses recursos e assim criar uma verdadeira rede da marca é incluir os botões de compartilhamento no e-mail marketing. Muita gente que trabalha com marketing digital acredita que as mensagens enviadas para os e-mails devem ser exclusivas dos leads na lista. 

Contudo, ao fazer isso, perde-se um grande potencial de alcançar mais pessoas. Isso porque, os usuários tendem a ter mais confiança em algo que é indicado por outras pessoas. 

Logo, quando eles veem alguém que seguem nas redes sociais postando algo de um assunto em comum, as chances desses novos usuários se inscreverem base de leads são maiores. e assim você aumenta ainda mais o alcance da sua marca, além de conseguir mais contatos para a sua lista. 

Como dito anteriormente, tudo acaba se interligando. O usuário das redes sociais pode atrair quem acessa somente o site, assim como o lead que já está na base pode conseguir angariar outros contatos por meio do compartilhamento no Facebook e no Instagram. 

  • Utilize a ferramenta de compartilhamento nas redes sociais do seu site ou blog

Vários gerenciadores de conteúdos de sites e blogs, como o WordPress, possuem a função de compartilhamento nas redes sociais. Em algumas plataformas esse recurso é gratuito, e em outras é pago. 

Basicamente, através desse recurso, toda vez que você faz uma nova postagem no site ou blog, uma chamada é publicada nas redes sociais. Geralmente no Facebook. 

Essa também é uma das formas de melhorar a integração entre todas essas ferramentas, e ainda otimizar toda a questão operacional. 

Isso porque, ao invés de ter que postar no blog/site, e posteriormente nas redes sociais, tudo é feito de forma automática. Assim, o processo de publicação fica mais ágil, e até mais fácil de controlar. 

  • Espaço de comentários integrado as redes sociais

Mais uma das formas de fazer a integração desses recursos é permitir que o espaço de comentários de cada postagem seja integrado com as redes sociais. Ou seja, a pessoa não precisa fazer um outro cadastro no blog para comentar. 

Basta ela estar logada em um perfil em qualquer rede social que ela poderá deixar sua opinião rapidamente. Esse tipo de integração é útil de diferentes formas. 

Começando pelo fato de você conseguir avaliar os níveis de engajamento da audiência, como quem comenta mais pelo Twitter e curti pelo Facebook. Além disso, você também acaba fortalecendo a presença do seu site ou blog nas redes sociais. 

Afinal de contas, como as pessoas estão comentando através dos perfis pessoais, outros usuários também poderão ter acesso e assim saber mais sobre a sua marca, produto ou serviço. 

Saber como utilizar e-mail marketing, redes sociais e site de maneira integrada é o primeiro passo para o desenvolvimento de uma estratégia de marketing mais assertiva. Agora, não deixe de usar as dicas acima para criar um planejamento assertivo e que potencialize suas vendas.

Hodney Fernandes

Hodney Fernandes é fundador da Vesano Mídia Marketing, formado em design digital, tem mais de 30 anos na área de web design, Ux, UI e marketing Digital.

× Vamos conversar?