Visão geral do Admin

Dentro do Admin WP

Dentro do sistema de administração do WordPress.

Após fazer o primeiro login no sistema, você entrará em uma tela parecida com essa acima.
Essa é a tela inicial de administração do seu website, sua tela provavelmente conterá mais itens no menu esquerdo e talvez o fundo esteja de outra cor, essas características do são alteradas de acordo com os “Plugins” instalados, mas os componentes gerais do website são os mesmos.

Header WP

 

Acima você pode ver o Header do sistema de administração.
Esse é um menu de acesso rápido do sistema, as opções que você vê são padrões, mas outros itens podem ser incluídos de acordo com o plugins instalado.

  • Logotipo do WordPress o W:
    Você verá algumas opções sobre o sistema como um Sobre, Documentação, Suporte e etc…
  • Nome do site com a casinha:
    Esse é o link de acesso ao seu website, clicando nele você enviado para a home do site. Tente clicar com a tecla CONTROL pressionada, assim o site abrirá em uma nova aba e você terá o sistema de administração em uma aba e o site em outra.
  • Ícone de comentário (balão quadrado):
    Esse link o levará a tela de gerenciamento de comentários do site, falaremos sobre comentários a seguir.
  • + Novo:
    Esse é um acesso rápido a criação de itens dentro do site como páginas, posts de blog entre outros, novos itens poderão ser incluídos nesse menu de acordo com os plugins instalados.
  • Usuário Logado:
    Já no final da barra no canto direito do site, você verá o seu nome e imagem de usuário, este é um acesso rápido aos dados do usuário logado e também contém o link para sair do site caso você precise trocar de usuário.

Menu lateral:
Esse é o Menu Principal do sistema, o que você vê ao lado são os itens padrões desse menu, mas toda vez que você instalar um novo plugin, ele será incluído nesse menu.

  • Painel ou início:
    Esse item da acesso a página principal do sistema, contendo o bloco Agora, com um resumos das páginas, posts e comentários que você tem cadastrados no site; Bloco Atividade, contendo as últimas atividades realizadas no site e um resumo das mesmos no rodapé do bloco e Bloco Rascunho rápido contendo um bloco para você fazer o rascunho de um post de blog;
    Atualizações: O WordPress irá lhe avisar toda vez que algo precisar ser atualizado, você poderá fazer a atualização por esse item.
  • Posts: É por esse item que você fará as postagens para o seu blog, você encontrará nele os subitens: Todos os posts, Adicionar Novo, Categorias e Tags, todos itens relacionados a criação de posts de blog. Veremos mais sobre posts de blog na base de conhecimento;
  • Mídia: Item responsável pelo upload de imagens, vídeos, sons, PDF´s e mídias no geral;
  • Páginas: Item de criação, edição e exclusão de páginas do site;
  • Comentários: Visitantes do site, podem fazer comentários tanto em postagens de blog como em páginas, você poderá configurar se aceitará ou não os comentários e esse item será responsável pelo gerenciamento dessas postagens.
  • Aparência: Você é capaz de alterar completamente o visual do seu website, e esse item é responsável por isso, ele contém os itens: Temas, Personalizar, Widgets, Menus e Editor. Detalharemos esse item mais a frente em um tópico só para ele.
  • Plugins: Falamos muito dos plugins e você ainda escutará muito mais já que eles são responsáveis por dar poder ao seu website, esse é o item por onde você incluirá ou excluirá os plugins do seu site.
  • Usuários: Por aqui você irá gerenciar os usuários do site, incluindo, excluindo e dando funções a eles.
  • Ferramentas: Aqui você verá algumas ferramentas básicas do WordPress, para muitas ações você precisará de plugins adicionais mas para itens mais simples esse menu lhe ajudará.
  • Configurações: As configurações são responsáveis por toda a parte técnica do sistema como o nome e endereço do site, formato de data e hora, idioma, tamanhos máximos de imagens e muito mais, explicaremos mais desse item em um tópico só para ele.
  • Recolher menu: Esse item deixará o menu somente com as imagens sem as legendas.

Esses itens serão explicados item a item nos próximos tópicos, você poderá estuda-los para conhecer melhor o que pode fazer com sua ferramenta ou utiliza-los conforme a sua necessidade.