Criando Post de Blog – Novo Post

 

Conteúdo do post

Publicar um novo post é extremamente simples, afinal você terá que fazer isso muitas vezes, no entanto, estamos em um grande momento da plataforma, foi lançado recentemente um novo sistema de edição de textos, muito mais prático e dinâmico o Gutemberg, você poderá conhecer mais sobre ele clicando aqui. Esse manual se concentrará no Editor Clássico, no momento ele é o mais utilizado e como disse, você poderá ter mas informações sobre o novo editor clicando no link acima.

Digite o título aqui: Campo onde você insere o título do seu post. Além do titulo, o sistema também utilizara o que esta nesse campo para criar a URL ou endereço da sua pagina, assim que escrever o texto, aparecerá um novo campo embaixo do título: Link Permanente. Link permanente é o link da sua página que foi criado automaticamente pelo sistema, caso queira, você poder alterara-lo clicando no botão Editar ao lado do link.

Importante: A primeira coisa que o Google e os seus visitantes irão ler na sua postagem (ou páginas) é o título, sendo assim, ele precisa chamar a atenção para o conteúdo que a pessoa irá ler, precisa ter as palavras chave relativas ao assunto do seu texto e principalmente precisam chamar a atenção do seu usuário. Será o título que o fará ler ou não o texto, por isso capriche nessa parte.

Logo abaixo você verá o botão “Adicionar Mídia” e se esta utilizando um sistema nosso, Nectar Shortcodes.
Adicionar Mídia irá abrir a caixa de inserção de arquivos, imagens e vídeos, sim, você pode inserir a imagem direto por aqui sem precisar ir no menu lateral, clique aqui para ler o tópico sobre inserção de aquivos.
Nectar Shortcodes: faz parte do nosso plugin de construção de páginas, você poderá utiliza-lo para inserir facilmente uma série de recursos no seu post (ou página) como botões, ícones, título entre outros.

 

Edição de texto:
A barra de edição de texto contém os mesmos itens que você encontra em outros editores de texto, no entanto você sentirá falta de alguns itens como fontes, altura (tamanho) de textos, altura de linha e etc…
Esses itens já são pré-formatados na criação do seu thema (layout) do seu website, isso é um conceito de HTML que padroniza estilos e é importante para manter um padrão visual em todas as páginas e não acontecer de um título ser de uma cor ou tamanho em um local e no outro ser diferente. Mas caso formatar o texto seja importante é possível instalar plugins que permitem uma edição para granular do seu conteúdo.

Os demais itens são bem conhecidos (na ordem): Como com seleção de tipo de texto, onde começa com o paragrafo e posteriormente pode selecionar títulos de título 1 até título 6 (subtítulos), B, bold, I itálico, lista, lista numérica, alinhamentos esquerdo, centro, direito, link que pode ser utilizado para imagens e textos, leia mais que serve para você enviar o leitor para mais conteúdo e o botão para extender as funções dessa barra.

Na linha de baixo, sobrescrito ou riscado, linha horizontal, cor do texto, T: colar o que esta na área de transferência, borracha: apagar formatação, caracteres especiais, diminuir ou aumentar indentação, CTRL+Z: Desfazer, Refazer e os atalhos de teclado, muitos úteis para lhe ajudar a escrever ainda mais rápido.


Você ainda verá duas abas no canto direito e um ícone de expandir (que parece um X):
A aba visual é a que você esta, você poder ver o que esta sendo escrito.
A aba Texto, mostra o código HTML do que você esta vendo, ela e muito util para inserir códigos ou para corrigir algo que não esteja muito legal no campo texto.

Expandir (o X), esse é um modo de escrita sem distrações, ele irá retirar todos os elementos da tela que você não precisa para criar o seu texto, tornando o seu ambiente mais limpo. Para voltar, basta clicar nele novamente ou mover o mouse.

Publicação do Post

Ok, após ter digitado o conteúdo do seu novo post de blog é hora de fazer a publicação desse conteúdo.
Note que ao lado do editor de textos existem alguns blocos com informações referentes a esse post: Publicar, Categorias, Tags, Imagem destacada e se você estiver utilizando o nosso editor Formato.

Publicar:
É responsável pela publicação do conteúdo (torna-los público).
O primeiro item que você verá nesse bloco é Visualizar Alterações, ao clicar nesse botão você será enviado para um outra janela onde poderá visualizar como ficou ou esta ficando o seu post.

Status
: Além de mostrar o status desse post, clicando no link Editar, o sistema abrirá uma caixa de seleção, onde você poderá optar por colocar o seu post como Publicado, Revisão Pendente ou Rascunho.
Publicado: Irá deixar o seu conteúdo público para os visitantes do site;
Revisão pendente: O usuário não publica o conteúdo, ele fica pendente para revisão por um outro usuário e o mesmo poderá publicar esse conteúdo.
Rascunho: O seu conteúdo não é publicado e você pode altera-lo mais tarde e fazer a publicação.

Visibilidade: Se refere ao modo como os usuários irão acessar esse conteúdo.
Público: Todos os usuários acessam sem restrições;
Protegido por Senha: O sistema abre um campo para que você digite uma senha, somente os usuários que tiverem essa senha poderão acessar o conteúdo.
Privado: Só usuários cadastrados no sistema poderão acessar o conteúdo.

Publicado em: Esse item mostra a data de publicação do seu conteúdo. Clicando em Editar o sistema abrirá uma caixa para a seleção de data e hora, é possível inserir uma data e hora anterior ou posterior a que esta vigente, sendo que se a data for anterior, o post será publicado imediatamente e se for posterior o sistema irá aguardar até que chegue a data inserida para fazer a publicação.
Nesse caso você pode programar a publicação de um ou várias postagens.

Botão Publicar: Como o nome diz ele publica o seu post com as informações que você programou. Note que se você estiver alterando um conteúdo existente, esse botão será alterado para Atualizar.

Formato:
O formato do arquivos se refere a aparência que o seu post terá ao ser publicado.
No caso ao lado, existem alguns padrões criados por nós para a publicação do post, escolhendo uma dessas opções o seu conteúdo irá mudar de aparência de acordo com a opção escolhida.

Caso você não possua essas opções o seu conteúdo terá uma aparência única, mas não irá lhe proibir de inserir qualquer tipo de conteúdo.

Apesar do WordPress dar suporte para diferentes formatos de post, esse item não vem por default com o sistema e pode ser que você não o tenha.

Categorias:
Conforme você viu no tópico de Categorias dessa Base de Conhecimento, as categorias podem ser inseridas por dois locais: Menu Categorias ou por esse bloco.
Se você ainda não tem nem uma categoria criada você provavelmente tem um bloco parecido com esse ao lao.

Clique em Adicionar nova categoria e irá aparecer um combo para você digitar o nome da mesma.
Você também poderá escolher se ela ficará abaixo de uma outra categoria ou não.

Tags:
Assim como as Categorias, as Tags, podem ser incluídas diretamente por esse bloco ou pelo seu item no menu.
Para inseri-las por esse bloco basta colocar o nome da mesma, caso ela já exista, o sistema irá mostra-la e você poderá seleciona-la clicando em cima do nome.
Caso ela ainda não exista, basta digitar Enter e o sistema irá fazer o cadastro da mesma.
Caso necessário, você poderá colocar mais opções nos itens cadastrados indo no menu e editando as Tags.

Note que após a criação das mesmas, elas serão apresentadas logo abaixo do combo de adição com o ícone de um X ao lado. Esse ícone serve para que você possa excluí-las facilmente. Mas lembre-se, as Tags não serão Descadastradas, elas só não aparecerão para esse post, caso queira excluir a Tag do sistema você precisará acessar a mesma pelo seu item no menu lateral e exclui-la por lá.

Imagem Destacada:
Esse item se refere a imagem de destaque do post, essa imagem é utilizada pelo sistema tanto na listagem de posts (A imagem que fica ao lado do título do post), quanto dentro do post, após o usuário clicar para ler o mesmo.

Clicando nesse item o sistema abrirá a tela de inserção de mídia, você pode selecionar uma imagem da sua listagem ou pode enviar uma nova imagem para o sistema.
Consulte sobre como enviar imagens no artigo Mídias desse mesmo manual.