4 segredos dos sites de sucesso

Hoje em dia, a internet assumiu um papel importantíssimo nos negócios. Isso fez com que a presença virtual de uma empresa seja tão importante quanto sua loja física. E, para quem trabalha com e-commerce, a presença virtual é a loja física.

É por isso que nós separamos aqui os 4 segredos que todos os sites de sucesso seguem. Pronto para aplicá-los na página de sua empresa?

4 segredos dos sites de sucesso

Visual profissional

Esqueça aquela ideia de usar um layout pronto que você encontrou na internet só porque é mais barato. Pense no valor gasto com seu site como um investimento. Os sites de sucesso entendem a importância de ter uma identidade visual própria e bem demarcada.
Lembre-se de que essa é a cara da sua empresa na internet. Se ela não se destacar das demais, ninguém vai se lembrar de que o seu site existe. É isso que você quer? Se a resposta for não, contrate uma empresa especializada para criar seu site e deixá-lo com a cara da sua empresa.

Quer que ela seja reconhecida como uma empresa mais descontraída? Um site bem atual e com uma identidade moderna garante essa impressão. É dono de um restaurante e prefere dar destaque às delícias do cardápio? Então você pode imaginar que as fotografias certas colocadas em seu site podem dar água na boca dos clientes.

Organização e navegabilidade

Aquele site parece ter exatamente o que você procurava, mas você não encontra os produtos oferecidos pela empresa ou uma forma de contato. São tantos os links que ficou fácil de se perder dentro do site, que mais parece um labirinto.

Você já deve ter passado por essa situação e certamente prefere que seus clientes não passem por isso também, não é mesmo? É o que chamamos de navegabilidade: a facilidade de navegar entre os conteúdos de um site. Para seu cliente, o que importa é encontrar o que ele está buscando o mais rápido possível, de preferência com apenas um clique.

Atualização constante

A primeira coisa que aparece em seu site é uma notícia de 2001? Você tem produtos cadastrados que não estão mais disponíveis para venda? Ou esqueceu-se de cadastrar seus novos serviços?

Todos esses são exemplos simples de como um site desatualizado pode passar uma imagem errada ao cliente. Por isso, procure sempre manter sua base de produtos e serviços em dia e confira seus dados de contato com regularidade. Isso é apenas o básico para não fazer feio com os clientes.

Quer ir mais longe? Crie um blog para sua empresa e atualize-o ao menos uma vez por semana com notícias que possam ser do interesse de seus clientes. Se você é o dono de um bar, por exemplo, pode achar interessante divulgar informações sobre novas marcas de cervejas disponíveis no mercado ou quem sabe sobre uma banda interessante que esteja vindo visitar a cidade.

As possibilidades são muitas e podem levar você ao maior segredo de todos os sites de sucesso:

A primeira página do Google

Estar na primeira página do Google é muito mais do que mero status. Um estudo realizado em 2013 pela empresa americana Catalyst aponta que mais de 40% das pessoas clicam em algum dos 4 primeiros resultados de uma busca e que o primeiro resultado tem 33 vezes mais cliques que o décimo.

Se isso não bastasse, uma pesquisa feita pela empresa Chitika, em 2010, apontava que 95% dos cliques em uma busca eram destinados aos resultados que apareciam na primeira página. Se você estiver em sã consciência, provavelmente não irá querer perder 95% das oportunidades de negócio. Acertamos?

Existem duas maneiras de aparecer entre os primeiros resultados do Google. A primeira delas é um trabalho de SEO (ou Otimização para Mecanismos de Busca), que terá resultados mais permanentes, mas também irá demorar um pouco mais para surtir efeito. A segunda, e mais simples, é através do Google Adwords, em que você cria um anúncio para divulgar no Google e só paga pelas pessoas que realmente clicarem em seu site.

Independente de qual destas opções você irá priorizar, é importante saber que este é o primeiro passo para que a sua empresa tenha também um site de sucesso! Preparado para isso?