4 passos para vender mais através da internet

A taxa de conversão média para novos visitantes de um site gira em torno de apenas 3%. Isso significa que, a cada mil visitantes, apenas 30 deles se tornarão seus clientes.

Mas isso não é motivo para se preocupar. Com um bom planejamento e seguindo as dicas abaixo, você poderá ver esse número se multiplicar! Preparado?

4 passos para vender mais através da internet


Atraindo seu público

Você achou que ia atrair mais visitas para seu site com aqueles panfletos que distribuiu pelo bairro? Só depois de perceber que técnicas offline não geram o mesmo engajamento é que muitas empresas passam a investir no online.

Para seu cliente, é muito mais fácil clicar em um link quando ele realmente está precisando de um produto ou serviço do que guardar um panfleto para digitar o endereço da sua empresa quando chegar em casa.

E onde você acha que ele vai procurar quando precisar dos seus serviços? No Google, é claro! Então, a não ser que você já tenha uma ótima estratégia de SEO e um site bastante consolidado em seu nicho, é bom começar logo a investir em links patrocinados.

Além disso, seguindo as dicas que compartilhamos neste post, você poderá transformar os 1.000 acessos a seu site em 10.000 – e aqueles 30 clientes podem acabar virando 300.

Depois do clique

O primeiro passo você já deu: conseguiu atrair um novo visitante para seu site. Mas será que ele vai achar o que estava procurando por lá? Para que seus clientes em potencial não fiquem perdidos, é importante criar uma landing page. Essa é a página para a qual o visitante será redirecionado quando clicar em algum link que você divulgou em uma campanha de links patrocinados ou através de um e-mail marketing, por exemplo.

É muito comum que as empresas esqueçam de criar uma landing page e redirecionem o usuário diretamente para a página inicial do site. Nessa hora, elas também estão esquecendo de pensar no visitante.

Imagine que você buscou por “comidas orgânicas” no Google e foi redirecionado para a home de um supermercado. O supermercado pode até vender comidas orgânicas, mas você ficará confuso ao chegar no site e precisará buscar essa informação. Seria bem mais simples se você fosse redirecionado diretamente para uma página que oferece a possibilidade de adquirir alguns dos principais produtos orgânicos disponíveis no mercado, não acha?

Quando bater a dúvida

Um visitante já está há mais de 10 minutos com uma janela de seu site aberta. Ele pode estar tentando tomar uma decisão de compra. É como quando alguém visita uma loja física e fica olhando os produtos por um bom tempo. Nessa hora, o ideal é que algum vendedor esteja ali para auxiliar com qualquer dúvida.

No ambiente online, você também pode conversar com seus clientes. Ofereça a possibilidade de um chat com os visitantes. Um estudo feito em 2011 pelo E-tailing Group indica que 67% dos consumidores do Reino Unido e dos Estados Unidos já interagiram com um varejista através de um serviço de chat online. Sendo atendidos por pessoas reais, sem respostas automáticas, e tendo todas as suas dúvidas resolvidas, é muito mais fácil converter visitantes em compradores.

Não deixe também de disponibilizar um e-mail e um telefone 24 horas para contato. Seu cliente deve conversar com você pelo meio que ele preferir e não da maneira que for mais cômoda para sua empresa.

De comprador a cliente

Aquele visitante finalmente comprou em seu site! Agora é a vez de fazê-lo voltar. O retorno de clientes costuma ser o grande responsável pelo volume de vendas para muitas empresas. Algumas vezes, aquela taxa de conversão que era de apenas 3% para novos visitantes pode chegar a até 14% através de comunicação por e-mail com antigos compradores.

Crie uma comunicação frequente com seu mailing, investindo em produtos ou serviços similares aos já comprados por seus clientes e indique suas redes sociais para que eles possam se manter em contato com a empresa.

Com clientes satisfeitos e uma comunicação efetiva em todas as etapas de decisão de compra, sua empresa irá vender ainda mais pela internet!

Não sabe como seguir esses passos? Converse com a gente!

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