O Que é Um Portal Web e Por Que Seu Negócio Precisa Dele!

Portais Web

É comum alguém perguntar: O que é um Portal Web? e essa pessoa receber a resposta: Um site grande, tipo o UOL ou o G1.
Não, um portal  não é um site grande! Mas sim, esses são bons exemplos de portais, mas não são os únicos exemplos e com certeza não abrangem tudo o que um portal pode ser ou fazer.

Um portal web pode ser definido de diversas formas, a mais comum é:

Uma plataforma de software para a construção de web sites e aplicações web.

Ou seja, ele é a “Porta” de entrada para uma plataforma onde podem ser adicionadas diversos componentes de acordo com a necessidade da instituição. Em tese, se você tiver muitos usuários que precisam acessar diversos recursos ou conteúdos na web, você precisa de um portal.

Alguns usos de portais web são:

Você precisa apresentar páginas diferentes para diferentes tipos de usuários.

Imagine a seguinte situação: Uma instituição não governamental da apoio médico de pesquisa e a governos sobre o combate a AIDS ou Cancer, ou seja, ela tem 3 canais de atuação e consequentemente 3 públicos distintos. Cada público precisará ter um ambiente com ferramentas, relatórios, informações só para ele, mas talvez seja interessante ter uma rede social para os médicos debaterem publicamente o que esta dando certo ou não, assim quanto mais médicos na rede melhor.
Pesquisadores podem querer formar grupos de trabalho e estudo de pontos específicos e talvez precisem de um formulário de cadastro que filtre se o novo membro tem as qualidades necessários para entrar no grupo.
E governos talvez precisem de um ambiente restrito para discutir ações a serem tomadas em caso de crises.

Portal com Subsites e administração local.

Empresas com filiais, Universidades ou Igrejas. Essas instituições tem diversas filiais com administradores e usuários próprios, em muitos casos, apesar de ser a mesma instituição, produzem conteúdos distintos que podem ou não aparecer na página da sede, vamos ver um exemplo:

Uma universidade com faculdades distintas separadas pelo conhecimento que lecionam: Faculdade I Humanas, Faculdade II Exatas, Faculdade III Biológicas.
Cada faculdade teria um reitor, professores, alunos, conteúdos que seriam só dela, além de diversos arquivos, provas, testes, notas, faltas, grupos de estudo e muito mais.
O portal teria que conter todas as faculdades mas de modo separado, com aparência parecida mas não idêntica e administrar todos os usuários onde cada usuário teria um perfil de acesso diferente no sistema.

Ferramentas de trabalho e arquivos.

Uma dos portais mais conhecidos como ferramenta de trabalho são as Intranets; elas são construídas para serem ferramentas de apoio a negócios e fazem muito bem o seu trabalho, podem conter diversos usuários em um ambiente de acesso restrito e seguro, além de páginas de conteúdo e notícias internas, contem ferramentas importantes para o trabalho diário e armazenam arquivos e documentos empresarias, tornando a pesquisa desses documentos algo simples e usual.
Alguns exemplos clássicos de serviços providos por intranets são: Armazenamento de arquivos, cadastro de funcionários, datas de aniversário, grupos ou áreas de trabalho como marketing, vendas, financeiro, rh e etc…

OK! Isso é um pouco do que é uma intranet e do que ele pode fazer pela sua instituição ou negócio, existem muito mais e você pode conhecer outras ferramentas consultando nossa página de soluções > Produtos.

Se você gostou desse artigo, deixe seu comentário abaixo e compartilhe essa página, até mais…

Leave a Reply